Santiago De Litém

Santiago De Litém

LOCALIZAÇÃO
Situada a sul da cidade de Pombal, a antiga freguesia de Santiago de Litém detém algumas das paisagens mais deslumbrantes do concelho. Terra de vales férteis e verdejantes, escondidos entre um conjunto de colinas cobertas por ricas manchas florestais e salpicadas pela presença de inúmeros moinhos, Santiago de Litém é um lugar onde não se sentem as agressões ecológicas que outras terras não souberam evitar.

É na sua proximidade com a cidade de Pombal aliada à sua grande beleza paisagística, que reside a continuação sustentada do seu desenvolvimento. É na expansão urbana da cidade de Pombal e na oferta de áreas residênciais suburbanas de grande qualidade, dotada com equipamentos de lazer e desporto, devidamente e inseridos nas enormes zonas verdes que Santiago de Litém encontra a sua identificação.  

É limitada a norte pela freguesia de Pombal, a sul pelas antigas freguesias de S. Simão de Litém e Albergaria dos Doze, a este pela freguesia de Vila Cã e a oeste pela freguesia Vermoil .

HISTÓRIA
Santiago de Litém surgiu a partir de pequenos povoados moçárabes. Foi doada mais tarde aos freires da Ordem do Templo. No reinado de D. Manuel I foi anexada à vigararia de Pombal. Um marco importante na sua história foi a presença do historiador João de Barros que aqui viveu entre 1567 e 1570. 

Santiago de Litém ocupa um lugar importante nos meios científicos internacionais. Foi aqui que foi encontrado o primeiro dinossauro terópodo intercontinental. Em 1988, foi descoberto o fóssil de um espécime de Allosaurus fragilis, que se julgava ter existido apenas no continente norte-americano.

ORIGEM DO NOME SANTIAGO DE LITÉM
O nome desta freguesia ad litem remonta ao período românico e significa zona bélica, região de batalhas. Diz a lenda que havia dois apóstolos e irmãos chamados Simão e Tiago. Quando chegaram a estas terras, os irmãos habitaram-nas. Como não queriam ficar longe um do outro dividiram as propriedades da seguinte forma: virados para a montante, as do lado esquerdo do rio Arunca ficaram para Tiago e as do lado direito para Simão. Daí a origem dos nomes das localidades de Santiago de Litém (à esquerda do rio Arunca) e S. Simão de Litém à (direita do rio Arunca).

MONUMENTOS
Igreja Paroquial de São Tiago (colocar ligação) 
Capela da Senhora dos Milagres (colocar ligação)  
Capela de S. Francisco (colocar ligação) 
Capela da Nossa Senhora da Conceição (Gavária)(colocar ligação) 
Capela Nossa Senhora de Santa Ana (colocar ligação)
Capela de S. José (colocar ligação)

OUTROS LOCAIS DE INTERESSE
Jazida Jurássica dos Andrés (colocar ligação)
Moinhos de água e vento (colocar ligação)
Paisagem natural (colocar ligação)
Casa da Cultura de Santiago de Litém (colocar ligação)

GASTRONOMIA
Tortulhos, Migas e carneiro Guisado.

FEIRAS/MERCADOS
O mercado realiza-se ao domingo de manhã, em Santiago de Litém, junto ao jardim atrás da igreja.

FESTAS E ROMARIAS
Festejos em honra de S. José (dia 19 março ou no fim de semana a seguir em S. José)   
Festejos em honra de S. Francisco (26 de maio em S. Francisco)  

Festejos em honra de Nossa Senhora de Santana (penúltimo fim de semana de julho em Santana)
Festejos em honra de Nossa Senhora de Fátima (15 de agosto na Gavária)
Festejos em honra de Nossa Senhora dos Milagres (8 de setembro na Catelaria)
Festejos em honra de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro na Gavária)

 

HERÁLDICA

Escudo de verde, banda de vermelho perfilada de prata e carregada de três estrelas de seis pontas de ouro, acompanhada em chefe por um cavalo de prata, brincão e empinado, realçado de negro e em ponta de um pinheiro de ouro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "SANTIAGO de LITÉM".

MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA

O cavalo é de entre os símbolos do padroeiro da freguesia, Santiago o Maior, o mais adequado a esta freguesia, lembrando a sua mítica aparição durante a Batalha de Clavijo.

A banda a vermelho carregada de três estrelas de seis pontas, é um dos símbolos heráldicos do brasão de armas do importante escritor e historiador quinhentista João de Barros. Autor de diversas obras como: Décadas da Ásia, Ropicapnefma, A Cartinha para Aprender a Ler, João de Barros residiu nesta freguesia no século XVI, na sua Quinta de São Lourenço, situada a norte do rio Arunca, onde escreveu alguns dos seus livros. 

fundo verde representa o pinhal, pulmão verde existente nesta localidade e o pinheiro de ouro significa a riqueza proveniente do mesmo. 

O nome desta freguesia ad litem remonta ao período românico e significa zona bélica, região de batalhas. Toda a Ribeira de Litém desde Santiais até aos Roques, foi durante séculos palco de inúmeras batalhas. Durante a reconquista cristã aos mouros até ao século XII, a fronteira, a estremadura entre Portugal e o território dominado pelos Sarracenos, situava-se pela Ribeira de Litém.

5384

Habitantes

69,89

Área/km2

77

Habitantes/km2